O poder das palavras - Vida e Morte

O poder das palavras – Vida e Morte

“A morte e a vida estão no poder da língua, e aqueles que a amam comerão do seu fruto.” Provérbios 18:21

O poder das palavras nunca deve ser subestimado.

As palavras das pessoas estabeleceram vidas, destruíram vidas, trouxeram cura e alegria, trouxeram doença e miséria. O que dizemos pode ter um efeito enorme sobre nós mesmos e sobre os outros.

Quem disse: “Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras nunca vão me machucar”… não sabia muito sobre a vida. O maior bem e o maior dano estão no poder da língua.

Esta verdade pode ser testemunhada em todos os lugares, em todos os aspectos da vida. Você já pensou como uma única palavra de um amigo ou conhecido pode afetar – para o bem ou para o mal – todo o seu dia? Até a sua semana?

Os Provérbios dizem muito sobre o poder das palavras, destacando os perigos e as bênçãos. Nossas palavras não apenas influenciam diretamente nosso relacionamento com outras pessoas, mas também nosso relacionamento com Deus.

O poder das palavras - Vida e Morte

É interessante ler as histórias de pessoas altamente bem-sucedidas e ver como as palavras de outras pessoas para elas, muitas vezes na juventude, influenciaram o rumo de suas vidas.

Alguns superaram circunstâncias trágicas para levar uma vida exemplar. Da mesma forma, a vida de muitas pessoas foi destruída, seus sonhos destruídos, pela influência verbal de pessoas próximas a elas.

Claro, geralmente não lemos essas histórias porque ninguém gosta de escrever (ou ler) sobre falhas humanas. Mas certamente existem.

Lembro-me de coisas que me falaram quando eu era criança. Mesmo agora, décadas passadas, as palavras daqueles a quem eu amava e me importava tiveram impactos seriamente positivos E negativos em minha vida. Com certeza, também disse muitas coisas a outras pessoas que tiveram efeitos semelhantes sobre elas.

A Bíblia frequentemente usa metáforas ao ensinar verdades. Aqui o autor fala de frutas. Assim como uma árvore ou planta é conhecida pelos frutos pendurados em seus galhos – bons frutos ou frutos ruins -, uma pessoa que fala palavras é conhecida por essas palavras.

Pense nas pessoas que você conhece que falam precipitadamente, sem pensar ou considerar o que estão dizendo. Essas pessoas divagam sem parar, lançando sua opinião sobre tudo e qualquer coisa,

tenham ou não o direito de fazê-lo. Se você conhece alguém assim, também sabe que essa pessoa magoa muita gente com suas palavras.

Por outro lado, você provavelmente conhece pessoas que consideram seriamente o que dizem ANTES de falar. Pessoas assim tendem a ter um efeito muito mais positivo e encorajador sobre os outros. Suas palavras instruem, abençoam e curam outras pessoas.

O fruto do discurso é sério. É venenoso ou nutritivo.

E como a Bíblia descreve o bom falar? Outra metáfora poderosa:

“Palavras agradáveis ​​são um favo de mel, doces para a alma e curam para os ossos.” Provérbios 16:24

Doces e nutritivas como o mel, palavras gentis fortalecem o espírito e o corpo!

Foi-nos confiado um grande dom na fala e uma grande responsabilidade nas nossas palavras. Certifiquemo-nos de usá-los para o bem, para encorajar, elevar e instruir, pois o poder das palavras é realmente poder.

RS Kniep acredita fortemente no poder da sabedoria para afetar resultados positivos na vida das pessoas. Ele acredita que toda sabedoria genuína, em suas várias formas, vem de Deus, conforme encontrado em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

Como um buscador da sabedoria de Deus, RS Kniep estudou tanto a Bíblia quanto pontos de vista concorrentes por quase 25 anos. Seu trabalho se concentra nos livros bíblicos de Jó, Salmos, Provérbios e Eclesiastes.

 


Discover more from Portal ETFICADICA

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Leave a Reply